disfunção erétil sintomas

Boa parte da população masculina brasileira sofre de disfunção erétil. É um problema que pode acontecer eventualmente ou se tornar permanente, originando a temida impotência sexual. A disfunção erétil pode ser orgânica ou psicogênica (provocada por fatores psicológicos). Organicamente, o distúrbio pode ser causado pelo uso de medicamentos, por problemas de vascularização, hormonais ou neurogênicos. Conheça melhor os sintomas desse distúrbio e seja capaz de identificá-lo!


Incapacidade em obter e manter a ereção
O homem com disfunção erétil pode até conseguir uma ereção, mas não consegue mantê-la até o final da relação. Para uma melhor avaliação, considere que essas dificuldades ocorrem em uma a cada quatro relações sexuais satisfatórias ou que elas se prolongam por mais de um mês.


Demora em conseguir a ereção
O tempo necessário para obter a ereção é bem mais longo do que habitualmente. Pode acontecer ainda que esse tempo de espera seja maior em determinadas posições.


Menor ereção ou rigidez insuficiente
A disfunção erétil pode se caracterizar por uma ereção pequena, menor que o normal (o pênis não adquire o comprimento e a tumescência esperadas). Ou a ereção pode não ser rígida suficientemente para garantir a devida penetração – implicando na impossibilidade da relação ou em uma relação insatisfatória e frustrante.

doxazosina causa impotencia

Esforço elevado para manter a ereção
Pode ser necessário, depois de conseguida a ereção, esforçar-se demais para mantê-la. Nesse caso, o homem precisará de maior concentração, de apoio constante da parceira e de frequentes estímulos sexuais. Essa situação acaba por tornar a relação menos prazerosa e mais complicada, o que pode levar ao desgaste de um ou de ambos os parceiros.


O orgasmo é atingido mais rapidamente
Outra possível consequência da disfunção erétil é a ejaculação precoce. O homem pode atingir o orgasmo em período relativamente curto ou sem uma ereção total do pênis, ou seja, o pênis não apresenta rigidez suficiente, mas ainda assim, o homem ejacula.


Ausência ou redução das ereções espontâneas
O homem com disfunção erétil pode não apresentar ereções espontâneas pela manhã ou durante a noite. Em alguns casos, ele apresenta esses períodos, mas com ereções menores, incompletas ou menos intensas.

Todo homem normal passa 20% do sono em ereção e essas ereções são parecidas com aquelas conseguidas durante a relação sexual. A ocorrência dos episódios de ereção noturna é prova de que a saúde sexual masculina anda bem.


Dificuldade em manter ereção com parceiras diferentes
Às vezes, o homem apresenta disfunção erétil ao praticar sexo com parceiras diferentes, limitando a sua atividade sexual. Pode ser que só consiga ereção satisfatória com uma e, com o passar do tempo, o distúrbio pode acabar comprometendo essa relação também. O homem com saúde sexual apresenta, de modo geral, desempenho satisfatório com parceiras diversas.


Outros sintomas e causas
Outros sintomas, pelos quais se determina a disfunção erétil, podem ser atrofia e ausência dos testículos, pênis deformado (curvatura exagerada do membro), redução dos pelos corporais, doença vascular periférica e problemas no sistema nervoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *